sábado, 28 de setembro de 2013

[RESENHA]: Percy Jackson e o ladrão de raios ; Rick Riordan


Páginas: 400
Editora: Intrinseca
Estrelas: 4

Sinopse:
O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
Resenha: 
Já passou pela sua cabeça misturar a mitologia Grega com a modernidade? Essa é a proposta do Rick Riordan, autor da Saga Percy Jackson e os Olimpianos. Percy é um garoto americano de 12 anos que vive em Nova York com a sua mãe e seu padrasto. Junto ao seu melhor amigo Grover, Percy passa por vários acontecimentos bastante inusitados no seu colégio, como um ataque assustador da sua professora de álgebra, o que o leva a se perguntar se há algo de errado com ele. Algum tempo depois a verdade vem à tona: Percy não é um como humano qualquer, e sim um semi-deus (filho de um humano com um deus), e é aí que a sua aventura começa. Contando com a ajuda de algumas pessoas, Percy viaja em busca do acampamento Meio Sangue, lugar onde criaturas da mitologia Grega (Centauros, ninfas, sátiros...) e semi-deuses vivem protegidos das ameaças de monstros e ainda podem participar de diversas atividades e treinamentos. Depois de se estabelecer nesse acampamento, surge a notícia de que o Raio Mestre de Zeus foi roubado e Percy então parte em uma missão para recuperá-lo, na companhia dos seus amigos Grover e Annabeth (filha de Atenas).
Esse livro possui uma leitura bem fluida e divertida, narrada pela visão do protagonista Percy, um garoto muito carismático e alegre, e que realmente cativa o leitor ao decorrer dos capítulos. Isso também nos ajuda a entender melhor o que ele pensa e a entrarmos de fato na história. Eu por exemplo não conseguia parar de ler, realmente necessitava saber o que aconteceria no final, já que é dessa maneira que os capítulos acabam, sempre nos deixando com vontade de saber mais!

Ponto alto: A mistura com a mitologia Grega com a nossa realidade. Foi incrível aprender sobre os deuses e suas histórias, realidade que até então eu não conhecia.
Ponto baixo: Os personagens estão na faixa dos 12 anos, e em algumas partes do livro suas atitudes combinariam mais se eles fossem um pouco mais velhos. Também não há nada de romance, então tenha isso em mente ao ler esse livro.
Se você acha que a mitologia Grega é meramente mais uma coisa chata que aprendemos na escola, eu recomendo muito a leitura desse livro, você vai passar a ver a cultura grega e as suas crenças com outros olhos! (Ou apenas olho, caso você seja um ciclope aficionado pela leitura).



Um comentário:

  1. adorei a resenha kkk! eu tenho que terminar de ler a série pq parei no batalha do labirinto hahah

    ResponderExcluir