quarta-feira, 22 de abril de 2015

[RESENHA]: Inferno; Dan Brown


Páginas: 443
Editora: Arqueiro
Estrelas: 5

Sinopse: No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.

Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Resenha: Bom, para começar devo dizer que esse foi o livro que escolhi para começar a ler as obras de Dan Brown; e devo dizer também que comecei muito bem. Dan Brown não está na lista dos 10 escritores mais vendidos no mundo por acaso, nesse livro que se passa basicamente em um só dia, relata em detalhes, que não chegam a incomodar, toda a trajetória de Langdon em florença fugindo das pessoas que o perseguem. Logo que abri no prólogo e comecei a ler, pensei: "Gastei dinheiro atoa, não estou entendendo nada" mas assim que virei a página e terminei de ler o prólogo, pensei: "Melhor prólogo que já li". Eu estava em um momento que queria ler drama ou mistério, então esse livro caiu muito bem por que além de ele citar muitos fatos históricos e culturais que eu nem imaginava, ele cita muitas obras de artes que toda hora eu ia na internet pesquisar melhor para entender como era, pesquisava os locais e tudo que ele citava; o que é muito bom, por que você se sente mais parte do livro quando ele cita lugares e coisas do mundo real.
Além de citar tudo isso, você fica preso ao conhecimento de Langdon, você só sabe o que ele sabe e isso é brilhante por que quando explicam para ele no final o por que de tudo aquilo, nossa, é brilhante por que se passa mais de 300 páginas com o leitor acreditando em uma história que acaba sendo outra coisa e vai mudando até que você não sabe mais em quem acreditar e eu gosto muito disso. Gosto muito de reviravoltas.
O tema que é abordado pelo livro é o fato de a população mundial estar crescendo absurdamente de modo que já existe cientistas que acreditam que em 100 anos nossa raça estará extinta, e isso não é fato fictício do livro, é uma teoria verdadeira e, acho, que até comprovada por que se pensarmos; milhares de crianças estão nascendo no mundo a cada dia. Dia após dia, semana após semana. Um dia nosso planeta vai estar tão lotado que não vai haver mais recursos para suportar as 9,5 bilhões que são esperados para daqui a 100 anos. No livro fala que nosso cérebro apenas ignora esse fato por que nós não aguentaríamos viver com constante medo se nosso cérebro não amenizasse de modo a fazer com que a gente ache que determinadas catástrofes nunca vão acontecer conosco, e é esse problema da superpopulação que leva nosso vilão a achar por sí só uma alternativa que salvar literalmente o mundo.
É então que Langdon acha consigo um objeto estranho que lhe da diversas pistas baseadas no poema épico Inferno, de Dante que levarão ele até o local escolhido pelo vilão para liberar a solução que ele desenvolveu para livrar a raça humana da extinção; solução que, diga-se de passagem, eu achei brilhante.
Esse é um livro que além de prender o leitor, ele vai, com certeza, de agregar cultura com várias informações que com certeza você não sabia.

Recomendo muito esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário